Você já reparou que existem diferentes tipos de placas para veículos? Atualmente, as mais comuns são as cinzas, com letras e números escritos em preto. Você sabe o que isso significa?
Assim como todos os sinais de trânsito, as placas dos veículos contêm informações úteis. Por isso, a escolha do modelo de cada placa não é aleatória, já que obedece ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e indica algo sobre o veículo.
É importante conhecer as categorias de placas para ver se o seu veículo tem o emplacamento correto ou se é mais indicado utilizar outro modelo. Pensando nisso, vamos falar sobre os tipos de placas e o significado de cada um deles. Confira!
Para que servem as placas de veículos?
Independentemente do tipo de placa, todas elas servem como identificação para o veículo. A combinação de letras e números é única e intransferível, ou seja, nenhum veículo tem uma placa igual à do outro!
Podemos pensar na placa como uma espécie de RG dos veículos. Sendo assim, não podem ser reaproveitadas ou substituídas, nem mesmo nos casos em que o veículo for sucateado.
No documento de um veículo, consta a placa utilizada, que, entre outras informações, esclarece qual é a cidade em que foi emplacado e o tipo de veículo em questão (se é particular ou de colecionador, por exemplo).
Quais são os tipos de placas de veículos?
No Brasil, existem nove modelos de placas para veículos. Veja:
- Placa cinza com letras e números em preto: significa PARTICULAR. Esse tipo de placa é o mais comum, utilizado para veículos PARTICULARES.
- Placa vermelha com letras em branco: significa ALUGUEL. Esse modelo é destinado a todos os veículos de transporte público e de carga, como caminhões, táxis, ônibus e vans escolares, por exemplo.
- Placa preta com letras em cinza: significa COLECIONADOR. Essa modalidade é usada em veículos que têm mais de 30 anos de fabricação e fazem parte de uma coleção. Geralmente, ainda mantêm características originais em bom estado de conservação.
- Placa branca com letras em preto: significa OFICIAIS. Esse tipo de placa é restrito aos veículos de propriedade estatal, seja da União, dos estados ou dos municípios. Usam essa placa membros do Exército, do Corpo de Bombeiros, Polícias, entre outros.
- Placa verde com letras em branco: significa TESTE. Essa categoria de placas indica veículos em fase de testes, como os utilizados por montadoras ou oficinas.
- Placa azul e letras em branco: significa ESPECIAL. Esse tipo de placas é utilizado para identificar veículos de corpo consular e órgãos internacionais, com as iniciais do representante na tarjeta da placa. Também é usada por montadoras em veículos em fase de teste, com o nome do estado e cidade de registro indicados na tarjeta da placa.
- Placa branca com letras em vermelho: significa APRENDIZAGEM. Esse modelo é usado para identificar veículos de autoescolas, utilizados, geralmente, por pessoas que estão aprendendo a dirigir.
- Placa preta com letras em dourado: identifica REPRESENTANTES. Os veículos oficiais do governo e das forças armadas devem usar esse tipo de placa.
- Placa verde e amarela com letras em dourado. Significa PRESIDÊNCIA. É usada apenas pelo Presidente da República e alguns representantes de outros altos cargos oficiais.
Modelo atual
O modelo de placas atual está em vigor desde 1990. Antes disso, as placas continham apenas duas letras e, no lugar da cor cinza, usava-se a amarela. Uma das grandes novidades desse modelo atual de emplacamento foi a inserção de uma tarjeta metálica para descrever o Estado e o município onde o veículo está registrado.
Se o veículo é transferido para outra localização, é feita a troca apenas dessa tarjeta indicativa – e não de toda a placa, como anteriormente. Essa facilidade barateou e agilizou o processo de troca de transferência, necessário para vendas, trocas ou doações de veículos entre condutores.
É importante lembrar que as placas são obrigatórias e devem ser emitidas pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN).
The post Tipos de placas de veículos appeared first on InfoEscola.
InfoEscola https://ift.tt/2OqbFFY
Publicado primeiro em https://www.infoescola.com"
Nenhum comentário:
Postar um comentário