O nariz é uma estrutura saliente, vultoso e com formato variável, situado na linha média da face e com função de recepção e eliminação do ar pelo sistema respiratório. Os dois orifícios chamados de narinas, estão em sua base e seguem para o interior com as fossas nasais. É composto por duas partes: o nariz externo e uma camada interna. Essa última, possui um segmento até a faringe por meio de aberturas nasais chamadas de coanas.
O nariz é formado por uma estrutura de cartilagem hialina, responsável pela sua conformação:
- Ponta: cartilagem alar
- Dorso: cartilagem lateral
- Porção interna: septo cartilaginoso
Em sua parte exterior, possui aberturas nasais, separadas pela columela, chamadas de asas do nariz. Essa região possui uma pele mais espessa e com uma elevada quantidade de glândulas sebáceas. Já no dorso nasal, a pele tem uma configuração delgada e móvel, a região próxima à linha dos olhos é denominada de glabela.
Em relação à estrutura óssea, é composto por: ossos nasais, processos frontais das maxilas e parte nasal do frontal e sua espinha nasal. O nariz externo apresenta o esqueleto dividido em duas porções:
- Superior: esqueleto ósseo, no próprio osso da estrutura do nariz – um direito e um esquerdo, limitados por fendas e articulados entre si – e no processo frontal do osso maxilar.
- Inferior: esqueleto cartilaginoso, composto por cartilagens alares, com uma raiz lateral e medial, e uma conformação de ferradura; cartilagens nasais laterais, parte da cartilagem septal; cartilagens acessórias ou sesamóides; e cartilagem septal.
A irrigação do nariz é realizada pelas veias homônimas, que seguem encerrar na veia oftálmica e na veia facial, e pelos ramos das artérias facial e oftálmica. A composição nervosa é constituída pelos ramos dos nervos maxilares (nervo infraorbital) e oftálmico (nervo emoidal anterior e nervo infratroclear).
Os músculos do nariz são responsáveis pela ação de dilatação ou pela constrição da asa do nariz, que podem movimentar a borda inferior da cartilagem nasal do septo a fim de elevar o volume do ar inspirado quando necessário. São eles: prócero, quadrado do lábrio, nasal e o depressor do septo e da asa do nariz.
O procedimento cirúrgico, a rinoplastia, faz uma modificação da forma da parte externa do nariz, sendo utilizado para faz um reparo de algum tipo de fratura sofrida ou por um desvio de septo nasal. O procedimento faz uma remodelação da cartilagem nasal e altera os ossos nasais, através da fratura e reposicionamento dos ossos, para que a forma desejada seja alcançada. A cirurgia é, com frequência, utilizada também para fins estéticos.
Leia também:
Referências:
MOUSSALE, S. Guia prático de otorrinolaringologia: anatomia, fisiologia e semiologia. EDIPUCRS, 1997.
VIRMOND, M. Anatomia básica do nariz. Prevenção de incapacidades e reabilitação em hanseníase, Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru, 2003.
The post Nariz appeared first on InfoEscola.
InfoEscola https://ift.tt/2x8edCr
Publicado primeiro em https://www.infoescola.com"
Nenhum comentário:
Postar um comentário