Esporófilo

"

Esporofilo (adjetivo grego, phyllon = folha; substantivo masculino sporós = semente) significa folha modificada em estrutura fértil responsável pela produção de esporângios. Os esporângios por sua vez são responsáveis pela produção de esporos. Para algumas espécies de samambaias e licófitas (antigamente referidas como pteridófitas) os esporofilos se apresentam como folhas modificadas em estruturas de reprodução e, então, conhecidas como folhas férteis. Em algumas angiospermas (plantas com flores) o esporofilo se refere aos estames e carpelos, estruturas que fazem parte da flor.

A folha é uma estrutura de plantas terrestres cuja principal função é a realização da fotossíntese, pois possui clorofila, um tipo de pigmento fotossintético responsável pela cor verde das folhas. A clorofila está presente em cloroplastos (ou plastídeos), organelas celulares presentes em plantas terrestres e outros organismos fotossintéticos. Contudo, o modo de vida variável de algumas plantas exigiu modificações nas estruturas, uma delas foi à heterofilia, ou seja, plantas que possuem dois tipos de folhas.

A heterofilia em licófitas e samambaias variam conforme a espécie. O gênero Isoetes (licófita), por exemplo, apresenta folhas modificadas em esporofilos, cuja nomenclatura é referida como megasporofilos para folhas que produzem megasporângios e microsporofilos, para folhas que produzem microsporângios. Tanto o mega como os microsporângios são responsáveis pela produção de esporos. A samambaia trepadeira, Lygodium microphyllum possui folhas vegetativas, ou seja, aquelas que não apresentam estruturas de reprodução (esporângios e esporos), pois estas estruturas estão presentes em esporofilos (folhas férteis). E cada folha fértil consegue produzir cerca de 20 mil esporos, garantindo a reprodução e perpetuação da espécie nos ambientes.

Em angiospermas, a flor é uma estrutura que tem tempo determinado para sobreviver, faz parte de um sistema caulinar. Este sistema é constituído por caules e folhas, estruturas vegetativas. A flor, ou inflorescência (flores agrupadas) são partes reprodutivas das plantas que surgem após mudanças estruturais e fisiológicas do ápice caulinar. A flor possui sépalas e pétalas, estruturas vegetativas, enquanto que os estames e carpelos são as estruturas reprodutivas. Os estames (do latim, stamen = filamento) são responsáveis pela produção de grãos de pólen e o conjunto deles é conhecido como androceu (do grego, andros = masculino e oikos = casa). O androceu é considerado o microsporófilo da planta, cuja referência se faz como a parte masculina da planta (“casa do homem”). Os carpelos (do grego, karpos = frutos) produzem óvulos. O conjunto de carpelos é designado como gineceu (do grego, gyne = feminino e oikos = casa), referido também como megasporófilo, estrutura considerada a parte feminina da flor (“casa da mulher”).

O exposto apresenta a definição de esporofilo e algumas variações com relação à nomenclatura, uma vez que há mudanças conforme o organismo estudado. Para um melhor conhecimento e entendimento fazem-se necessárias pesquisas e leituras sobre os organismos.

Bibliografia recomendada:

http://tolweb.org/tree/ (consultado em agosto de 2018)

Evert, R.F. & Eichhirn, S.E. 2014. Raven/ Biologia Vegetal. 8ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 856p.

Ferri, M.G. 1981. Botânica: morfologia externa das plantas (organografia). 15ª edição. Nobel.São Paulo/ SP. 149p.

Fidalgo, O. & Fidalgo, M.E.P.K. 1967. Dicionário Micológico. Rickia – Série Criptogâmica dos “Arquivos de Botânica do Estado de São Paulo”. Instituto de Botânica, São Paulo. 232pp.

Judd, W.S., Campbell, C.S., Stevens, P.F. & Donoghue, M.J. 2009. Sistemática vegetal: um enfoque filogenético. Artmed, 3ª. edição, Porto Alegre, RS. 632p.

Kirk, P.M., Cannon, P.F., Minter, D.W. & Stalpers, J.A. 2008. Dictionary of the Fungi. 10th ed. CAB International, Wallingford.

Stearn, W.T. 1992. Botanical Latin. History, Grammar, Syntax, Terminology abd Vocabulary. 4ª edição, Timber Press. Portland, Oregon. 546pp.

The post Esporófilo appeared first on InfoEscola.



InfoEscola https://ift.tt/2QYjN2n
Publicado primeiro em https://www.infoescola.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Classificação climática de Köppen-Geiger

" A Classificação climática tem como intuito agrupar os diferentes segmentos do planeta associando-os de acordo com os índices climátic...