Atender telefone, recepcionar clientes e preparar agendas para seus superiores, são algumas das obrigações que uma recepcionista deve fazer em seu dia a dia profissional. O mercado está sempre em busca de pessoas que trabalhem bem na área e não faltam vagas, porém é preciso ter preparo e conhecimento.
Para quem está entrando na área no momento, a carreira tem grande sucesso e chances de ascensão, porém é preciso dedicação constante e foco no trabalho. Neste artigo, veja como é o trabalho de uma recepcionista e dicas para se dar bem na profissão e crescer na sua empresa.
RECEPCIONISTA- PROFISSÃO
Seja em empresas ou comércios, o recepcionista será o profissional que irá atende-lo e responder suas dúvidas, lhe dando informações pertinente ao local e registrando seus dados e presença. Além disso, o recepcionista atende telefonemas, manda e-mails e precisa estar atento a agenda de seus superiores.
Assim como secretários e auxiliares de escritório, recepcionistas também podem arquivar documentos e preparar relatórios, porém isso só deve ser feito na falta de profissional encarregado para o serviço, já que o recepcionista jamais deve sair de seu posto de observação e atendimento.
O Recepcionista também pode ser um profissional designado a acompanhar visitantes e clientes numa empresa ou hotel por exemplo. O profissional desta área também pode ter que entregar e receber encomendas, assiná-las e fazer anotações de tudo. Recepcionistas podem trabalhar em escolas, escritórios, consultórios, estabelecimentos públicos, além de comércios e empresas.
MERCADO E CRESCIMENTO
O mercado para os recepcionistas é sempre aberto, mesmo em tempos de crise. Praticamente todas empresas necessitam de bons profissionais na área e sempre estão em busca de novas pessoas, porém os salários não são tão convidativos, mas as chances de crescimento dentro da empresa é que deve ser a maior chance de desenvolvimento como profissional.
Muitas pessoas tiveram como primeiro emprego, a atuação como recepcionista. Além de ser uma boa base para começar no mercado de trabalho, dependendo da empresa, pode existir a chance de oportunidades de buscar novas atribuições dentro dela. Aproveite as oportunidades que a profissão oferecer pra você!
Atualmente o mercado exige que recepcionistas sejam jovens, de preferência mulheres e que tenham boa aparência, se portem com decência e transmitam segurança, comunicação e simpatia.
O profissional desta área, precisa entender que ele irá ser a primeira impressão dos profissionais de uma empresa, portanto é fundamental que ele passe a sensação de seriedade e valor nos clientes, da mesma maneira que a empresa espera que eles a vejam. A seguir, algumas dicas para ser um recepcionista excelente:
SEJA UM OUVINTE DE EXCELÊNCIA
Um bom profissional da área é também um bom ouvinte. Não basta saber falar muito se não escuta o pedido de um cliente ou mesmo de seu chefe. Atenda as pessoas de forma profissional, sempre bem alinhado e com um sorriso no rosto. Procure entender bem o que está sendo lhe dito e evite dúvidas para que as informações não fiquem perdidas e deturpadas.
SE COMUNIQUE BEM, MAS SAIBA A HORA DE CALAR
Se tem uma coisa que um bom recepcionista faz diariamente é falar; praticamente o dia todo e um pouco mais. Mas existem momentos que é preciso saber a hora de ficar em silencio, seja quando está criando um documento ou atendendo seu superior.
Cuidado com as conversas paralelas que possam ser além do normal, como dar ouvidos a fofocas e pior, dar voz a elas. Fuja dessas situações para garantir sua imagem intacta.
SAIBA ATENDER O TELEFONE DE FORMA PROFISSIONAL
Atender um telefone não é somente dizer alô como faz em seu telefone pessoal. Atendimento em recepção deve transparecer profissionalismo e respeito com quem está ligando para sua empresa…isso demonstra interesse e é isso que é importante para o negócio que está inserido.
Portanto aprenda atender sempre com um bom dia, o nome da empresa e seu nome. Deixe a pessoa informar o que deseja e passe para outro ramal ou responda a dúvida, sempre deixando claro cada ação que for tomar. No final, pergunte se existem algo a mais e caso não, agradeça, dê bom dia e desligue. Com o tempo, o hábito criará experiência e qualidade em suas ligações ainda mais.
LIDE COM AS PRESSÕES DA PROFISSÃO
Nem sempre você estará em um bom dia, assim como algum cliente também não. Se houver algum que esteja mais nervoso e acabe ofendendo você, procure manter a discrição, ser o mais profissional possível e pedir auxilio da segurança ou chamar pessoa responsável pela situação a qual ele relata.
Evite a qualquer custo entrar em discussões e situações conflitantes com qualquer pessoa que chegar em sua recepção.
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